Mundo

Dois bombeiros mortos por atirador furtivo enquanto combatiam incêndio nos EUA

Dois bombeiros morreram e um ficou ferido numa emboscada organizada por um atirador furtivo durante um incêndio na Montanha Canfield, no estado de Idaho.

Dois bombeiros mortos por atirador furtivo enquanto combatiam incêndio nos EUA
Young Kwak

As autoridades norte-americanas levantaram uma ordem de confinamento no final do domingo no local de uma emboscada por um atirador furtivo, que matou dois bombeiros, depois de encontrarem o corpo de um homem com uma arma de fogo.

O gabinete do xerife do condado de Kootenai, no estado norte-americano de Idaho, informou que uma equipa de resposta tática encontrou um homem morto, não divulgando o nome nem a causa de morte ou o tipo de arma de fogo encontrada.

Dois bombeiros foram mortos e um terceiro foi ferido no domingo, quando foram emboscados durante horas por um "franco-atirador", segundo as autoridades locais, enquanto respondiam a um incêndio numa comunidade montanhosa do norte do estado norte-americano de Idaho.

O gabinete do xerife do condado de Kootenai informou que as equipas de bombeiros responderam a um incêndio na Montanha Canfield, por volta das 13:30 locais (20:30 em Portugal continental), e foram registados tiros cerca de meia hora depois.

Young Kwak

Três horas depois, o xerife do condado, Bob Norris, deu uma conferência de imprensa em que afirmou não saber "quantos suspeitos" se encontravam no local nem "quantas vítimas" havia na altura.

"Estamos a ser ativamente atacados por franco-atiradores neste momento", afirmou.

"As pessoas ainda estão a sair da montanha", disse Norris, considerando "seguro assumir" que outras se encontravam ainda no local, acrescentou.

Três vítimas dos disparos chegaram ao hospital Kootenai Health, segundo a sua porta-voz, Kim Anderson. Duas morreram à chegada e a terceira estava a ser tratada devido a ferimentos, acrescentou a mesma fonte, de acordo com a agência Associated Press. O estado do bombeiro ferido ainda não é conhecido.

Numa publicação na rede social X, o governador de Idaho, Brad Little, informou que "vários" bombeiros tinham sido atacados, considerando "hediondo" o "ataque direto" aos profissionais do combate aos fogos.

Um alerta do Gabinete de Gestão de Emergências do Condado de Kootenai pediu às pessoas que evitassem a área em redor de Canfield Mountain Trailhead e Nettleton Gulch Road, a cerca de 6,5 km a norte do centro de Coeur d'Alene, uma pequena cidade no noroeste do Idaho, conhecida pelos desportos aquáticos num lago com o mesmo nome.

O Federal Bureau of Investigation (FBI) deslocou-se para o local com equipas técnicas e apoio tático, segundo o diretor-adjunto da agência federal de segurança interna norte-americana, Dan Bongino, que terão neutralizado o atirador.

Coeur d'Alene é uma cidade de 55.000 habitantes perto da fronteira com o estado de Washington. A montanha Canfield, nos arredores, é uma área popular para caminhadas e ciclismo, coberta de árvores e arbustos e atravessada por vários trilhos.

Com Lusa

Mais Vistos do