Mundo

Espanha em alerta: quatro grandes incêndios não dão tréguas e obrigam milhares de pessoas a fugir

A onda de calor que está a atravessar a Península Ibérica está a provocar incêndios também em Espanha. Há várias zonas em alerta e, só na região de Castela e Leão, mais de mil e quatrocentas pessoas tiveram de fugir nas últimas horas.

Loading...

O exército espanhol foi chamado para ajudar os bombeiros no combate aos incêndios. Sobretudo, o maior, que já queimou milhares de hectares na província de Zamora, a leste da fronteira com Portugal. Mais de mil e 400 pessoas tiveram de fugir de várias aldeias, em risco de serem apanhadas pelo fogo. 

A região autónoma de Castela e Leão é a mais afetada pelos incêndios, mas há várias outras de Espanha em alerta. Sobretudo por causa da vaga de calor que atravessa a Península Ibérica e que deverá continuar, segundos os serviços meteorológicos espanhóis, pelo menos até quarta-feira.

A persistência de uma massa de ar quente sobre a península faz com que os termómetros continuem a subir e, mesmo durante a noite, as temperaturas estejam mais altas do que o habitual.

Sudoeste francês está a ser bastante afetado 

Para os próximos dias, várias regiões espanholas devem superar os 40 graus celsius. E as temperaturas mínimas, sobretudo no sul, vão oscilar entre os 22 e os 25 graus, o que não ajuda a arrefecer as casas.

Também em França, os termómetros estão acima do habitual e esta segunda-feira, há várias regiões em alerta. O sudoeste francês é a área mais afetada. 

Os meteorologistas dizem que a vaga de calor deve manter-se, em França, até ao final da semana, com um risco muito elevado de incêndios florestais.

Bombeiros combatem incêndio no parque natural em redor do monte Vesúvio

Em Itália, os bombeiros combatem, pelo quarto dia, um fogo de grandes proporções, no parque natural em redor do monte Vesúvio, nos arredores de Nápoles. Algumas áreas do parque são de pinhal denso, sem acessos, e onde só os meios aéreos conseguem lutar contra as chamas.

Há, pelo menos, 50 frentes de fogo, ativas, no sul de Itália, neste momento e o exército foi chamado para ajudar as equipas de bombeiros.