Mundo

Vítimas de Epstein exigem divulgação de todos os documentos sobre o caso e ameaçam revelar lista de cúmplices

Apesar da divulgação de milhares de ficheiros pelo Congresso dos EUA, incluindo depoimentos em vídeo, grande parte da informação já é de domínio público. As vítimas continuam à espera de justiça, seis anos após o suicídio de Epstein. Donald Trump continua a desvalorizar o caso, que continua a assombrá-lo.

Jeffrey Epstein e Donald Trump na propriedade de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Florida, Estados Unidos, em 1997.
Loading...

As vítimas de Jeffrey Epstein exigem a divulgação total do dossier relacionado com a investigação dos crimes de abuso e tráfico sexual. Pedem coragem ao Congresso e ameaçam revelar a sua própria lista de poderosos amigos e cúmplices do influente magnata. Donald Trump descreve o caso como uma farsa alimentada pelo Partido Democrata.

Após meses de pressão pública, a comissão do Congresso dos Estados Unidos que tem em mãos o sensível dossier Epstein tornou públicos milhares de ficheiros relacionados com o caso. Além das mais de 30 mil páginas de processos judiciais que visaram o magnata Jeffrey Epstein e a sua companheira Ghislaine Maxwell, também foram divulgados vídeos de depoimentos de algumas das centenas de vítimas de abuso e tráfico de menores.

Apesar dessa divulgação, boa parte da informação já fará parte do domínio público. Isto significa que o Congresso deverá continuar a ser pressionado para exigir ao Departamento de Justiça a divulgação total dos ficheiros. É também isso que exigem algumas das vítimas que, seis anos depois do suicídio do magnata, continuam à espera de justiça.

Apesar das tentativas para desvalorizar o caso, a antiga amizade com o magnata Jeffrey Epstein continua a assombrar o segundo mandato de Donald Trump.