Da Califórnia, nos Estados Unidos, chegam imagens de uma competição diferente. Mais de cinquenta cães surfaram em Del Mar para angariar dinheiro para um abrigo de animais local.
Em cima das pranchas e empurrados pelos donos, este domingo o surf foi para os cães. Mantêm-se equilibrados em quatro patas até conseguirem apanhar uma onda.
O evento é anual e já acontece há vinte anos, mas não deixa de surpreender.
“Treze anos a fazer isto aqui. Nunca pensei que apenas sair e divertir-me com a minha cadela trouxesse tanta alegria e diversão aos outros. Ajuda a angariar dinheiro. Tem sido uma jornada incrível. Começou em 2013. Nunca pensei que durasse tanto tempo”, afirmou James Wall, dono de Faith, a cadela que venceu a competição.
O objetivo desta competição é angariar dinheiro para vários abrigos de animais na Califórnia.
“É o evento de surf canino com mais edições no mundo e o único onde 100% dos lucros revertem para animais órfãos e programas. Por isso, todos os que estão aqui hoje não estão apenas a divertir-se na areia — estão a salvar vidas. E isso torna tudo ainda mais doce”, explicou Jessica Gercke, diretora de comunicação do Helen Woodward Animal Center.
Depois de seis horas de competição e com a participação de 50 cães, houve um vencedor. Desta vez foi Faith, que compete há 13 anos.