O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que o influenciador conservador Charlie Kirk morreu após ser baleado durante um evento em um campus universitário em Utah.
"O grande, e até lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim, e agora já não está entre nós. Melania e eu expressamos as nossas condolências à sua bela esposa Erika e à sua família. Charlie, nós amamos-te!", escreveu Trump nas redes sociais.
O suspeito do crime não foi detido no local, apesar dos esforços das autoridades para o encontrar.
O diretor do FBI, Kash Patel, anunciou mais tarde que o suspeito foi intercetado e ficou sob custódia policial.
O presidente da câmara de Orem, Utah, David Young, confirmou à agência de notícias Associated Press que o suspeito do tiroteio continua a monte.
Uma pessoa que foi detida pouco tempo depois de Kirk ter sido baleado na Universidade de Utah Valley não era o suspeito, de acordo com uma fonte próxima da investigação que não está autorizada a falar publicamente.
Co-fundador e CEO da organização juvenil Turning Point USA, Kirk, de 31 anos, é a mais recente vítima de uma onda de violência política nos Estados Unidos.
Quem era Charlie Kirk?
Charlie Kirk, conhecido por ser o cofundador da Turning Point USA, uma organização fundada em 2012, que defende políticas conservadoras em escolas secundárias e universidades.
A organização tem desempenhado um papel importante na promoção de ideais conservadores entre os jovens nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, Kirk conquistou milhões de seguidores, tornando-se uma personalidade influente no cenário político norte-americano.