Charlie Kirk foi baleado no pescoço durante um evento na Universidade de Utah Valley. Após a sua morte, a polícia deteve dois potenciais suspeitos, mas entretanto foram libertados por não terem ligação com o homicídio.
Os EUA montaram uma caça ao homem, mas, até ao momento, não há indicação de quem possa ter sido o atirador ou sequer a motivação para o ataque fatal. Para já, a única certeza é de que se tratou de um homicídio e a investigação ainda está em curso.
Para tentar localizar o suspeito da morte do maior aliado de Donald Trump, o campus foi fechado e a polícia fortemente armada fez uma vistoria porta a porta que não resultou em novas pistas.
As autoridades policiais afirmam que se acredita que o assassino tenha disparado o tiro fatal do telhado de um edifício localizado perto do pátio onde Kirk estava a discursar. Este, segundo a BBC Verify, que verificou vários vídeos nas redes sociais, será o Loose Center, um centro de idosos, que se estima que fique a cerca de 130 metros de onde estava o conservador.
A polícia prossegue em busca de pistas, analisando as imagens de câmaras de segurança. Para já, acreditam que o suspeito estava “vestido com roupa escura”.
Quem era Charlie Kirk?
Para muitos jovens conservadores nos Estados Unidos, Kirk era um verdadeiro ícone político, tinha apenas 31 anos.
Atingiu a notoriedade enquanto personalidade da comunicação, podcaster, autor e fundador da organização Turning Point USA, sem fins lucrativos e dedicada à promoção de políticas conservadoras em escolas secundárias, faculdades e universidades.
A Turning Point USA é atualmente uma das organizações daquele tipo que mais cresce nos Estados Unidos.
Nas redes sociais era um verdadeiro fenómeno, sendo aí que captava a atenção de muito do seu público mais fiel. O seu programa, The Charlie Kirk Show, era dos mais ouvidos no ramo, com entre 500 mil e 750 mil descargas diárias, estando frequentemente entre os mais ouvidos no Spotify e na Apple Podcasts.
Kirk tinha cerca de 7,3 milhões no TikTok, 7 milhões no Instagram, 5 milhões no X e 3,5 milhões no YouTube.