Mundo

Vários feridos em ataque junto a sinagoga em Manchester

Quatro pessoas ficaram feridas num atropelamento esta quinta-feira em Manchester, no noroeste de Inglaterra. Uma delas terá sido esfaqueada. O autor do crime foi abatido pelas autoridades no local.

Loading...

Pelo menos duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, três das quais em estado grave, esta quinta-feira num atropelamento, com motivações terroristas, em Inglaterra. Uma delas terá sido esfaqueada. A informação está a ser avançada pelas autoridades locais que dizem que o incidente aconteceu do lado de fora de uma sinagoga Crumpsall, no norte de Manchester.

O suspeito do ataque foi mortalmente baleado pelas autoridades, que acreditam ter identificado o suspeito, contudo não podem ainda divulgar informações acerca do mesmo.

A polícia contraterrorismo confirma que se tratou de um ataque terrorista, que culimou ainda na detenção de duas pessoas.

Segundo a BBC, um dos feridos será um segurança. O local foi isolado pela polícia e uma das principais estradas de Manchester foi cortada.

A polícia da Grande Manchester disse ter recebido uma chamada de um cidadão sobre um incidente na sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, em Crumpsall, pouco depois das 09:30.

Disse ter testemunhado um atropelamento de várias pessoas e que um homem foi esfaqueado. Minutos depois, foram disparados tiros por policias armados. "Foi baleado um homem, que se acredita ser o agressor", acrescentou esta força policial.

O presidente da câmara de Manchester, Andy Burnham, em declarações rádio BBC, disse que a situação parece estar controlada. "Gostaria de dizer às pessoas que estão a ouvir que, em primeiro lugar, evitem a área — é um incidente grave, mas, ao mesmo tempo, posso tranquilizar imediatamente as pessoas de que o perigo imediato parece ter passado e que a Polícia da Grande Manchester lidou com a situação muito rapidamente."

Phil Noble

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse numa publicação nas redes sociais estar "chocado" com o ataque. "O facto de isso ter ocorrido no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, torna tudo ainda mais horrível."

"Os meus pensamentos estão com os entes queridos de todos os afetados, e os meus agradecimentos vão para os serviços de emergência e todos os socorristas."

Também o rei Carlos II disse estar "profundamente chocado" com o ataque.

Starmer vai abandonar a reunião em Copenhaga mais cedo do que o previsto e deverá regressar a Londres brevemente para uma reunião com o comité de emergência do governo britânico. A segurança foi reforçada nas várias sinagogas do país.

"Falei com Mark Gardner, do CST, e com Andy Burnham, presidente da câmara de Manchester, e quero agradecer aos serviços de emergência pela rapidez da sua resposta."
Loading...