Mundo

Revelada identidade do piloto acusado de violar enfermeira na casa de Michael Schumacher

Foi recentemente divulgada a identidade do piloto australiano acusado de violar uma antiga enfermeira de Michael Schumacher na residência da família em Gland, Suíça. O caso, que remonta a novembro de 2018 e só foi denunciado dois anos depois, está a ser alvo de um processo judicial que envolve uma figura ligada ao automobilismo e próxima da família Schumacher.

Joey Mawson (AUS, Arden International) durante o primeiro teste da GP3 Series de 2018, realizado no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet, França, na quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018.
Joey Mawson (AUS, Arden International) durante o primeiro teste da GP3 Series de 2018, realizado no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet, França, na quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018.
Formula 1 / GETTY IMAGES

Foi revelada a identidade do piloto australiano acusado de violar uma antiga enfermeira de Michael Schumacher, na residência da família, em Gland, na Suíça. De acordo com o jornal britânico The Sun, o suspeito é Joey Mawson, de 29 anos, amigo e antigo rival em pista de Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial de Fórmula 1.

O caso remonta a novembro de 2018 e foi denunciado às autoridades dois anos mais tarde. No entanto, só agora se tornou público, após o Ministério Público do distrito de La Côte ter confirmado a abertura de um processo judicial por violação.

Quem é Joey Mawson?

Nasceu a 27 de março de 1996, em Sydney, na Austrália, e esteve ligado ao automobilismo desde muito jovem. Começou a competir em karts, onde venceu várias provas a nível estadual e nacional.

Na Europa, passou pela Fórmula 4 Francesa e pela Fórmula 4 ADAC (Alemanha), onde foi colega de equipa de Harrison Newey, filho do renomado engenheiro Adrian Newey, e de Mick Schumacher, com quem desenvolveu uma relação de amizade, mas também de rivalidade. Joey Mawson chegou mesmo a superar o alemão em termos de pontuação nessa temporada.

Mais tarde, competiu na Fórmula 3 Europeia, na GP3 Series, na Porsche Supercup e no campeonato australiano S5000, onde a sua carreira começou a perder força e acabou por se desmoronar. Em 2023, Joey Mawson foi suspenso por três anos devido a um caso de doping, impedimento que só terminará no próximo ano.

Ao longo da sua carreira, competiu ao lado de grandes nomes atuais da Fórmula 1, como Lando Norris e George Russell. Tentou também a sua sorte na modalidade, mas acabou por não conseguir afirmar-se. Segundo a imprensa internacional, Joey Mawson e Mick Schumacher poderão já não manter qualquer tipo de relação.

O que aconteceu a 23 de novembro de 2019?

Segundo o jornal suíço, os acontecimentos terão tido lugar numa noite em que uma enfermeira se juntou a dois colegas que jogavam bilhar após o fim do turno. Durante o encontro, consumiram-se várias bebidas alcoólicas, o que terá provocado mal-estar na mulher, que acabou por ser levada por um colega e pelo piloto para um quarto, onde poderia descansar.

Algum tempo depois, o suspeito terá regressado ao quarto onde a enfermeira se encontrava, onde terá alegadamente abusado sexualmente da vítima enquanto esta se encontrava inconsciente. No dia seguinte, apesar de não se recordar dos acontecimentos, a enfermeira, apoiada em registos físicos, confrontou o piloto, que terá dado a entender o que se passou naquela noite.

Em declarações aos procuradores responsáveis pelo caso, o australiano afirmou que já mantinha uma relação próxima com a enfermeira, embora esta tenha negado qualquer envolvimento consensual.

A queixa-crime só foi apresentada dois anos depois, após a enfermeira ter sido despedida pela família de Michael Schumacher. Segundo o mesmo jornal suíço, a enfermeira refere que terá sido dispensada na sequência de uma visita do piloto australiano à residência em Gland.

A família Schumacher não está envolvida no caso e não foi chamada a depor no processo.