Mundo

Divulgadas as primeiras imagens do assalto ao Museu do Louvre

O assalto aconteceu no domingo de manhã, quando o Museu do Louvre já estava aberto ao público. Demorou cerca de sete minutos. Os assaltantes fugiram de mota com joias de "valor patrimonial inestimável".

Divulgadas as primeiras imagens do assalto ao Museu do Louvre
Benoit Tessier/Reuters

O Museu do Louvre, em Paris, França, foi assaltado este domingo. As primeiras imagens do assalto foram esta segunda-feira divulgadas.

Um dia após o crime, que aconteceu em plena luz do dia no 'coração' da capital francesa, a BFMTV divulgou algumas imagens do momento, registadas por uma testemunha. Mostram os ladrões, disfarçados de funcionários, a assaltarem o museu, que estava aberto ao público, a forçar uma vitrine.

O assalto demorou sete minutos. 09:34. Entraram na Galeria Apollo, onde estão expostas joias da coleção de Napoleão IIIO sistema de alarme disparou, mas os assaltantes continuaram o roubo.

Para entrarem no museu mais visitado do mundo, instalaram do lado de fora um empilhador, um elevador de carga com umas escadas, para alcançarem umas das janelas do edifício.

Ainda não eram 09:40 e já os assaltantes estavam do lado de fora do Louvre.

No exterior do museu, deixaram escapar nas imediações uma das joias, que ficou danificada: a coroa da imperatriz Eugénia, mulher de Napoleão III. E fugiram de mota.

O ministro francês Laurent Nuñez diz que são assaltantes "muito experientes" que agiram "muito rapidamente".

Os ladrões ainda não foram identificados.

Atraso nos equipamentos para proteção do Louvre, revela relatório

De acordo com a BFMTV, um relatório do Tribunal de Contas (2019-2024) aponta para um atraso "persistente" na implementação de equipamentos para "garantir a proteção" das joias do Museu do Louvre.

Os novos equipamentos de vigilância concentraram-se apenas num "determinado número de salas", em particular em espaços de exposições temporárias, acrescenta.