Mundo

México celebra Dia dos Mortos com desfile de "La Catrina" enquanto Halloween se espalha pelo mundo

Enquanto o Halloween toma conta das ruas de várias cidades, com fantasias e decorações assustadoras, no México o Dia dos Mortos transforma o país numa vibrante celebração da memória e da vida, com homenagens a entes queridos e rituais ancestrais.

Loading...

O Halloween está a ser celebrado em várias partes do mundo, coincidindo com as festividades do Dia dos Mortos no México, que acontecem na mesma altura.

Na Cidade do México, centenas de pessoas encheram as ruas para participar num desfile que homenageou "La Catrina", um símbolo feminino da cultura popular mexicana, marcando o início das celebrações do Dia dos Mortos.

Esta tradição, que mistura influências coloniais espanholas católicas com práticas indígenas, é uma forma de as famílias lembrarem os entes queridos e celebrarem a vida.

"O México é um país com uma cultura rica, e acredito que o Dia dos Mortos é uma das suas maiores celebrações. É por isso que a Cidade do México é tão colorida nesta época do ano", afirmou Olivia López, uma das participantes do desfile.
"É o segundo ano em que participamos, porque é uma tradição que adoramos", disse Lucía Quintanar, outra participante.

A festividade está também a ser comemorada na praça central da capital mexicana, com um gigante tapete de flores e figuras femininas que atingem os 10 metros de altura. Esta homenagem aos 700 anos da fundação da antiga capital asteca, além de celebrar o Dia dos Mortos, foi também uma forma de destacar o reconhecimento da festividade como Património Cultural Imaterial pela UNESCO.

"Viemos para aproveitar as nossas tradições. Temos de fazer tudo o que podemos para garantir que as tradições não se percam. Vamos continuar a lutar por elas nas nossas casas. Em casa, fazemos o nosso altar para os mortos e colocamos ofertas. A partir do dia 28, acendemos uma vela para todos os nossos entes queridos", explicou Rita Hernández, residente na cidade.

Enquanto isso, em Londres, o Conde Drácula é a principal atração de um espetáculo imersivo especial para o Halloween, realizado junto ao rio Tamisa. Já em Nova Iorque, uma varanda foi decorada com peças LEGO.

"Não sei como é que vou desenhar e ver todas as peças dispostas. Construímos... Não sei quantos conjuntos, provavelmente uma semana inteira apenas a montar, e depois decidimos as cores e o que ficaria melhor", explicou Kristi Hemric, responsável pela decoração.

Além disso, bruxas, esqueletos e outras figuras assustadoras cobrem as fachadas nova-iorquinas, antecipando a celebração do Halloween, uma tradição pagã celta que é comemorada em várias partes do mundo.