Bruxelas já disse que vê uma janela de oportunidade para um novo alargamento em 2030. Ontem foi apresentado o relatório anual sobre os progressos dos candidatos à adesão. Ficou a saber-se que Montenegro é o país mais preparado para entrar na UE, seguido da Albânia. E houve elogios também às reformas da Ucrânia e da Moldávia.
A Ucrânia, o maior país da Europa em área, centra as atenções. Recebeu elogios mas também avisos, sobretudo no que diz respeito à corrupção
"No meio disto tudo temos um problema e esse problema chama-se Hungria. Portanto, Viktor Orbán continua a dizer que vai vetar politicamente a adesão da Ucrânia. Zelensky disse ontem, por exemplo, que não vai pedinchar nada a Viktor Orbán".
Incidente no aeroporto de Bruxelas
O aeroporto chegou a estar encerrado por causa de drones que estavam a sobrevoar a zona "serão drones espiões", considera Luís Ribeiro
"O que me parece é que nós estamos agora a acordar. Foi preciso esta guerra acontecer e estes drones começarem a aparecer para nós percebermos o quão vulneráveis estamos".
Ontem, o Ministro da Defesa deu ordens para que esses drones sejam abatidos.
"A União Europeia, a Europa, como um todo, adormeceu à sombra dos Estados Unidos, à sombra daquela proteção do paizinho que está sempre ali para quando for preciso".
