Mundo

Aeroporto de Bruxelas parado devido a drone

Os aeroportos de Zaventem e Liège, na Bélgica, estiveram esta terça-feira à noite encerrados durante várias horas, após vários drones terem sido avistados no espaço aéreo. Dezenas de voos foram cancelados ou desviados.

Aeroporto de Bruxelas parado devido a drone
Yves Herman/Reuters

O tráfego no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, na Bélgica, foi retomado depois de várias horas encerrado devido ao avistamento de drones no espaço aéreo. O ministro do interior belga pede a convocação urgente do Conselho de Segurança Nacional.

O primeiro drone foi detetado perto do principal aeroporto de Bruxelas por volta das 20:00, hora local, 19:00 em Lisboa.

As operações aéreas foram suspensas por precaução, de acordo com a Skeyes, autoridade de tráfego éreo. No aeroporto, os passageiros foram informados num painel que o tráfego aéreo estava interrompido devido a uma "situação excecional".

Inicialmente, os voos foram desviados para o aeroporto de Liège, mas este também fechou o espaço aéreo pelo mesmo motivo.

O tráfego aéreo foi retomado por volta das 23:10, 22:10 em Lisboa, no aeroporto de Zaventem.

De acordo com o jornal Het Laatste Nieuws, pelo menos 28 voos foram cancelados no aeroporto de Zaventem, 12 de partida e 16 de chegada.

Outros voos foram desviados para cidades belgas como Charleroi e Bruges, e para aeroportos estrangeiros, como Maastricht, Colónia, Frankfurt e Paris, adianta a imprensa belga.

Foram também avistados drones perto das bases aéreas de Florennes e Kleine-Brogel, adianta o mesmo jornal.

O Exército deu ordens para abater os objetos em segurança e "sem causar danos colaterais".

O ministro da Defesa da Bélgica, Theo Francken, abandonou um programa em direto no canal de televisão local VTM devido aos incidentes, segundo o Het Laatste Nieuws. Mais tarde regressou (por momentos) para adiantar que o espaço aéreo foi encerrado porque foram avistados drones em vários aeroportos.

"O meu lugar não é aqui agora. Acabei de ligar ao primeiro-ministro", afirma, antes de deixar o programa definitivamente.

O ministro belga Bernard Quintin pediu a convocação urgente do Conselho de Segurança Nacional, pedido que foi aceite pelo primeiro-ministro, Bart De Wever.

Nas últimas semanas, foram avistados drones perto de infraestruturas sensíveis. O episódio mais recente aconteceu no último fim de semana perto da base aérea militar de Kleine-Brogel, junto à fronteira com os Países Baixos.

[Artigo atualizado pela última vez às 23:01]