O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa norte-americano. A operação militar “Lança do Sul” vai mobilizar o Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos, responsável pela atuação das forças do país na América do Sul, Central e nas Caraíbas.
De acordo com o governo de Donald Trump, a missão tem como objetivo defender os EUA das drogas e eliminar narcoterroristas.
Apesar de não especificarem ainda o local da ação, uma das opções para possíveis ações na Venezuela. Recorde-se que Trump já acusou Nicolás Maduro de ser um chefe do narcotráfico.
Mas a resposta à ameaça já chegou. Maduro voltou a deixar uma apelo à Casa Branca, desta vez em inglês.
“Peço ao povo dos Estados Unidos que me ouça. Guerra nas Caraíbas? Não. Guerra na América do Sul? Não. Guerra eterna? Não. Paz? Sim. Paz para a América? Sim”, disse.
O Presidente da Venezuela foi ainda mais longe no apelo à paz e reforçou a apelo a Donald Trump a cantar “Imagine” de John Lennon.

Até agora, os Estados Unidos realizaram 20 ataques a embarcações acusadas de participarem no tráfico de drogas, dos quais resultaram 80 pessoas mortes.
Autoridades da Casa Branca afirmam, sob condição de anonimato, que acreditam que o objetivo final da operação seria retirar Maduro do poder.
