Mundo

Donald Trump anuncia Arábia Saudita como "aliado importante" externo da NATO

Trump vai elevar da Arábia Saudita ao estatuto de principal aliado externo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma categoria reservada a países com os quais Washington mantém uma estreita cooperação militar e estratégica.

Donald Trump anuncia Arábia Saudita como "aliado importante" externo da NATO
Tom Brenner

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia quarta-feira a Arábia Saudita como "um aliado importante" externo da NATO, durante um jantar na Casa Branca em homenagem ao príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

Num discurso que antecedeu o jantar oferecido a Mohammed bin Salman, Trump precisou que irá elevar da Arábia Saudita ao estatuto de principal aliado externo da Organização do Tratado do Atlântico Norte, uma categoria reservada a países com os quais Washington mantém uma estreita cooperação militar e estratégica.

O Presidente norte-americano afirmou que a designação reflete uma "nova era" na relação bilateral e visa reforçar a coordenação em matéria de segurança regional.

O estatuto traz benefícios concretos para a Arábia, entre eles o acesso prioritário a equipamento militar norte-americano.

Trump adiantou que a sua Administração apoiará a venda de caças F-35 a Riade, uma medida que durante anos gerou reservas em Washington devido ao possível impacto no equilíbrio estratégico no Médio Oriente.

Por sua vez, o príncipe tomou a palavra após o discurso do líder republicano e enfatizou que acredita que "as oportunidades são enormes", elogiou o discurso do Presidente e encerrou assim a breve intervenção.

Com esta decisão, os Estados Unidos elevam para 19 o número de países com o título de "aliado principal externo à NATO", sendo o último deles o Quénia, que foi adicionado em maio passado pelo papel na missão de segurança no Haiti.

Outros países que têm esse estatuto são Israel, Egito, Jordânia, Barém, Kuwait, Marrocos, Tunísia, Afeganistão e Paquistão.