A mexicana Fatima Bosch, de 25 anos, foi coroada Miss Universo 2025, esta noite na Tailândia. A vitória encerra uma edição polémica, marcada por episódios que geraram várias discussões.
O segundo lugar foi atribuído à candidata da Tailândia, enquanto Venezuela, Filipinas e Costa do Marfim completaram o top 5 desta edição.
Portugal foi representado por Camila Vitorino, que levou as cores nacionais ao palco.
Um dos momentos mais polémicos desta edição aconteceu no início de novembro, quando Fatima Bosch abandonou uma atividade do concurso após ser insultada pelo executivo da organização, Nawat Itsaragrisil.
O diretor chamou a Miss México de “burra” e pediu a intervenção da segurança. A mexicana acabou por abandonar o local, acompanhada por várias candidatas que decidiram retirar-se em protesto.
De seguida, Fatima Bosch afirmou que foi alvo de desrespeito, e o caso chegou mesmo à presidente do México, que elogiou a jovem pela forma como reagiu.
Duas semanas depois deste episódio, surgiu mais uma polémica. Dois jurados abandonaram o concurso antes da final, tendo um deles alegado que o evento está manipulado.
O Miss Universo é um dos concursos de beleza mais antigos do mundo, realizado desde 1952.

