As tensões entre Caracas a Washington ganharam um novo capitulo, depois de Donald Trump afirmar que operações terrestres podem começar muito em breve.
Recentemente, a Casa Branca adicionou o Cartel de los Soles à lista de entidades terroristas, o que dá aos norte-americanos embasamento legal para atacarem alvos no território venezuelano ligados ao Presidente Nicolás Maduro.
EUA reforçaram presença no mar das Caraíbas
Não se sabe onde nem quando as operações vão acontecer, mas desde setembro os EUA têm reforçado a sua presença no mar das Caraíbas, com navios de guerra, caças e o maior porta aviões do mundo, o Gerald Ford.
Segundo Trump, Maduro está a facilitar a entrada de droga nos Estados Unidos da América, algo que o líder da Venezuela nega.
Venezuela denuncia tentativa de tirar Maduro do poder
A Casa Branca diz que o combate é apenas contra o narcotráfico, mas a Venezuela acusa os EUA de quererem tirar Nicolás Maduro do poder e forçarem uma transição de regime. Donald Trump diz que estaria disposto a conversar com o seu homólogo venezuelano.
Até ao momento, os norte-americanos já realizaram mais de 20 ataques a embarcações, supostamente ligadas ao narcotráfico, matando mais de 80 pessoas.