Mundo

Cheias na Indonésia provocam mais de 800 mortos, falta de água potável e assaltos a supermercados

As cheias têm causado um cenário de autêntico caos nos supermercados de Sumatra. A população procura abastecer-se para os próximos dias e tenta levar tudo o que encontra disponível.

Loading...

Pelo menos 800 pessoas morreram nas inundações provocadas pela chuva intensa na ilha de Sumatra, na Indonésia e mais de 560 continuam desaparecidas.

Há registo de deslizamentos de terra, de várias zonas sem eletricidade, e algumas estradas estão totalmente bloqueadas, o que tem impedido a chegada de ajuda às populações afetadas.

Cerca de 50 mil pessoas foram retiradas das suas casas e encontram-se agora em centros de acolhimento.

A principal preocupação na região, neste momento, é a falta de água potável, já que a água do rio foi contaminada pelas cheias.

Na quarta-feira, prosseguiam as operações de evacuação e de busca. Para acelerar a limpeza das estradas bloqueadas pelos deslizamentos nas zonas afetadas, as autoridades estão a mobilizar maquinaria pesada para desobstruir os acessos, na tentativa de restabelecer a ligação ao exterior o mais rapidamente possível.

População rouba supermercados

As cheias têm também causado um cenário de autêntico caos nos supermercados de Sumatra. A população procura abastecer-se para os próximos dias e tenta levar tudo o que encontra disponível.

Mei Lisa Putri Ayu | Reuters

As imagens divulgadas mostram prateleiras completamente vazias, expositores destruídos e produtos espalhados pelo chão.