Mundo

Putin visita Índia para reforçar aliança comercial e promete 100 mil milhões de dólares até 2030

Vladimir Putin foi à Índia para uma visita de dois dias. Assinou com o primeiro-ministro Narendra Modi acordos comerciais e ambos fizeram apelos à paz. Na Ucrânia, a guerra não conhece tréguas.

Loading...

Houve apertos de mão, guarda de honra e tapete vermelho, tribuna e hino russo. Vladimir Putin teve um dia cheio na Índia, numa visita de Estado que serve para reforçar a aliança comercial e de defesa com o país de Narendra Modi.

"Após as conversas de hoje, adotámos um programa para o desenvolvimento da cooperação económica entre a Rússia e a Índia. Este documento abrangente visa alcançar o objetivo que estabelecemos com Modi e elevar o volume de negócios comercial para 100 mil milhões de dólares até 2030", sublinhou o Presidente russo.

Já o primeiro-ministro indiano mostrou-se otimista: "não creio que teremos de esperar até 2030 [para atingir a meta]." Narendra Modi garante que a Índia não é neutra em relação ao conflito na Ucrânia, sublinhando que "está do lado da paz".

Desde que, em 2022, começaram os ataques russos na Ucrânia, não se ouviu qualquer condenação explícita por parte da Índia, país que é o segundo maior comprador de crude russo e um dos principais importadores de armamento fabricado na Rússia.

Do Kremlin chega o balanço positivo das negociações de paz na Ucrânia com os Estados Unidos. As exigências russas de cedências territoriais são um dos pontos mais sensíveis em cima da mesa.

Putin exige que Kiev ceda o Donbass. A Ucrânia rejeita abdicar da região. E lá continua a contagem das armas.

Os ataques de ambos os lados, seguem e somam destruição no terreno.