Liam Ramos tem apenas cinco anos. Foi levado pelos agentes de imigração em Minneapolis quando detiveram o pai, apesar de vários vizinhos se terem oferecido para ficar com o menino.
Pai e filho estão neste momento num centro de detenção em San Antonio, no Texas, após terem sido detidos enquanto regressavam da escola e transportados pelos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) para um centro no Texas.
O advogado da família garante que estava em curso um pedido de asilo e que a família entrou legalmente nos Estados Unidos e não tinha ordem de deportação. Liam, de cinco anos, é uma das várias crianças detidas nas últimas semanas por agentes do ICE durante operações na área escolar de Columbia Heights, nos arredores de Minneapolis, o que tem provocado críticas e protestos.
Nem o facto de ter a mesma idade de um dos filhos do vice‑presidente dos Estados Unidos, JD Vance, tornou este mais sensível perante a situação, e Vance chegou a defender a operação enquanto visitava a cidade. O presidente da câmara de Minneapolis tem sido uma das vozes mais ativas contra a atuação dos agentes de imigração.
Cerca de 3.000 agentes federais continuam no terreno numa região que vive em sobressalto, sobretudo desde o passado dia 7 de janeiro, quando um agente de imigração matou a tiro uma cidadã norte‑americana, mãe de três filhos, durante uma operação em Minneapolis.
