Guerra Rússia-Ucrânia

EUA anunciam sanções contra rede de 40 indivíduos e empresas chefiada por oligarca russo

Banco Transcapitalbank e a empresa de criptomoedas Bitriver, bem como as suas subsidiárias, também foram alvo de sanções.

EUA anunciam sanções contra rede de 40 indivíduos e empresas chefiada por oligarca russo

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra uma rede de 40 indivíduos e empresas, liderada pelo oligarca russo Konstantin Maloféyev, que acusam de ajudar a Rússia a contornar as sanções impostas pels países ocidentais pela guerra na Ucrânia.

O banco comercial russo Transcapitalbank e a empresa russa de criptomoedas Bitriver, bem como as suas subsidiárias, também foram alvo de sanções, disse o Departamento do Tesouro norte-americano em comunicado.

“O Tesouro pode e irá atuar contra aqueles que evadem, tentam evadir ou ajudam a evadir as sanções dos EUA à Rússia, porque eles estão a apoiar a guerra brutal que (o presidente russo Vladimir) Putin escolheu travar”, afirmou o responsável pelo Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Saiba mais:

Especial conflito Rússia-Ucrânia