Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra uma rede de 40 indivíduos e empresas, liderada pelo oligarca russo Konstantin Maloféyev, que acusam de ajudar a Rússia a contornar as sanções impostas pels países ocidentais pela guerra na Ucrânia.
O banco comercial russo Transcapitalbank e a empresa russa de criptomoedas Bitriver, bem como as suas subsidiárias, também foram alvo de sanções, disse o Departamento do Tesouro norte-americano em comunicado.
“O Tesouro pode e irá atuar contra aqueles que evadem, tentam evadir ou ajudam a evadir as sanções dos EUA à Rússia, porque eles estão a apoiar a guerra brutal que (o presidente russo Vladimir) Putin escolheu travar”, afirmou o responsável pelo Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para os países vizinhos.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Saiba mais:
- SIC na Ucrânia: Orikhiv, uma aldeia na linha da frente de combate
- Guerra na Ucrânia: Rússia testa novo míssil intercontinental com capacidade nuclear
- Guerra na Ucrânia: a SIC num dos bairros atacados com mísseis proibidos internacionalmente
- “Devem ser os nossos últimos dias de vida”: comandante de Mariupol deixa um apelo
- Ministros das Finanças de vários países abandonam G20 durante a intervenção da Rússia
- Putin substituiu comandante de divisão russa acusada de crimes de guerra na Ucrânia
- “O que está em jogo não é o Donbass, mas sim a Ucrânia”
- Portugal pode vir a deixar de ter representação diplomática na Rússia
- “#ArmUkraineNow”: o convite de Zelensky a quem está nas redes sociais
- PCP recusa ouvir Zelensky: partido “não consegue ver o óbvio”
- Alemanha assegura treino militar, mas não tem armas para entregar à Ucrânia
- Rússia continua a bombardear Mykolaiv, população está a abandonar a cidade