Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: o regresso a casa numa das poucas cidades de Donetsk não controlada por russos

Reportagem dos enviados especiais da SIC na Ucrânia.

SIC na Ucrânia: o regresso a casa numa das poucas cidades de Donetsk não controlada por russos

Os russos já tomaram a cidade de Donetsk e querem agora conquistar toda a região. Os enviados especiais da SIC, Bruno Castro Ferreira e Rafael Homem, estiveram numa das poucas cidades da região que ainda não foi tomada. Após semanas em fuga à guerra, os ucranianos começam a regressar a casa.

É a primeira vez que Nina volta a casa desde que, há exatamente um mês, fugiu para Dnipro. A aldeia onde vive é apenas a 60 quilómetros de Donetsk, uma zona onde os russos já chegaram.

Uma vez por semana, a cidade recebe o homem da água: Olexander vai buscá-la a um furo, a cerca de 200 quilómetros de distância e vende-a a cinco cêntimos por litro. Olexander conta que a cidade perdeu metade da população.

Mas há já quem esteja a regressar a casa. Pela primeira vez desde o início da guerra, o comboio traz mais pessoas do que leva. A estação de comboios é um possível alvo de bombardeamento, por isso, os bombeiros estão à porta em permanência.

Os russos até podem estar perto, mas os ucranianos não dão sinais de baixar os braços. A caminho da frente de batalha, é possível ver camiões carregados com tanques.

Conflito Rússia-Ucrânia

Sabia mais: