Mundo

Duas festas em Downing Street na véspera do funeral do príncipe Filipe

Numa altura em que ajuntamentos estavam proibidos, revela jornal britânico.

Duas festas em Downing Street na véspera do funeral do príncipe Filipe

O ex-diretor de comunicação do primeiro-ministro britânico, James Slack, pediu esta sexta-feira desculpas por ter feito uma festa de despedida a 16 de abril de 2021 em Downing Street, contrariando as restrições em vigor na altura devido à pandemia.

A festa de despedida do jornalista e outra realizada em simultâneo para um fotógrafo nas instalações da residência e gabinete oficial do primeiro-ministro decorreram na véspera do funeral do príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II.

A notícia destas duas festas, revelada na quinta-feira pelo jornal “The Telegraph”, aumenta a pressão sobre o líder “Tory”, cuja renúncia foi pedida pela oposição e alguns deputados conservadores.

Em comunicado divulgado pela News UK, editora do jornal “The Sun”, do qual é agora editor-adjunto, James Slack assume “total responsabilidade” por um acontecimento que “não deveria ter acontecido”.

“Quero desculpar-me sem reservas pela indignação e dor causada. Esse evento não deveria ter acontecido naquela época. Sinto muito e assumo total responsabilidade”, disse.

James Slack disse que não pode comentar mais o caso até à conclusão da investigação interna a várias celebrações em Downing Street que supostamente violaram os padrões sociais e de saúde, incluindo uma em 20 de maio de 2020 em que o primeiro-ministro, Boris Johnson, admite ter participado.

Na quarta-feira, Boris Johnson reconheceu ter estado numa festa nos jardins da residência oficial, em Downing Street, a 20 de maio de 2020, em pleno confinamento devido à pandemia da covid-19.

Participar numa festa era então contra a lei do confinamento no Reino Unido.

Com LUSA

Saiba mais