EUA

Cláudio Valente: a cronologia dos crimes cometidos por um português que chocaram os EUA

Em dois dias, Cláudio Valente matou três pessoas. Em Boston, assassinou o colega de faculdade, Nuno Loureiro, e antes tinha lançado um ataque na Universidade de Brown, onde há 25 anos chegou a estudar. Reconstituímos a linha do tempo entre os dois crimes que chocaram os EUA.

Loading...

Cláudio Valente será responsável pela morte de Nuno Loureiro, também português e professor no MIT, em Brookline. Suspeita-se que seja também autor dos disparos na Universidade Brown que mataram duas pessoas.

Sábado, 13 de dezembro, 16 horas e seis minutos. A polícia de Providence recebe a indicação de que existe um atirador num edifício da Universidade de Brown.

"Posso confirmar que dois indivíduos morreram esta tarde e há mais oito em estado crítico, mas estáveis no Hospital de Rhode Island", dizia na altura Brett Smiley, autarca de Providence.

Já Timothy O'hara, da polícia de Providence, fazia a descrição do suspeito: "O suspeito está a usar roupa escura, não se consegue ver a sua cara. Roupa cinzenta escura ou preta e algumas das testemunhas também nos disseram que ele pode estar a usar uma máscara cinzenta camuflada."

Depois de analisadas as imagens de videovigilância, foi possível rastrear os passos do suspeito nos momentos que antecedem este ataque na universidade.

Durante a manhã, nesse dia, são registadas imagens entre as 10h30 e as 11h da manhã. Já perto das 15h da tarde, o suspeito é filmado nos arredores do edifício, onde disparou mais de 40 vezes e matou os dois estudantes.

Às 16h03, já depois do tiroteio, abandona o local.

"A situação é terrível, e tudo o que podemos fazer agora é orar pelas as vítimas e por aqueles que ficaram gravemente feridos, ao que parece, e vamos fazendo atualizações, mas é lamentável", afirmava Donald Trump.

Foram interrogadas várias testemunhas e depois de analisadas as imagens com o apoio do FBI, as autoridades chegaram a deter um suspeito que acabou, no entanto, por ser libertado.

No decorrer desta investigação foi possível chegar a um veículo suspeito. Tinha sido alugado em nome de Cláudio Manuel Neves Valente. É aqui que o nome do português surge pela primeira vez.

O carro foi alugado na Baixa de Boston no dia 1 de dezembro, altura em que surgem também as primeiras imagens suas de forma clara. Cláudio entregou uma carta de condução com registo na Flórida. Mais tarde, trocou a matrícula do carro.

Num documento desta investigação, consultado pela SIC, lê-se que Valente estudou na Universidade de Brown entre 2000 e 2001, sem qualquer cargo atualmente dentro desta instituição.

Depois deste ataque, seguiu de Providence para Boston, uma viagem de cerca de uma hora. É nesta cidade que, a 15 de dezembro, assassina Nuno Loureiro, destacado físico português, professor no MIT.

Liderava há quase dois anos o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT. Foi assassinado em casa. Nuno Loureiro foi colega de faculdade de Cláudio Valente.

Loureiro liderava há quase dois anos o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT. Foi assassinado em casa.

Nuno Loureiro foi colega de faculdade de Cláudio Valente.

Os dois estudaram em Lisboa, no Instituto Superior Técnico. O suspeito foi encontrado morto esta madrugada, perto de um armazém em Salem, no New Hampshire.

Sabe-se que em novembro tinha aqui alugado uma arrecadação e um quarto num hotel de Boston, perto da casa de Nuno Loureiro.