EUA

Ataque em Brown e físico assassinado: como um comentário no Reddit ajudou a polícia a desvendar o caso

Um sem-abrigo cruzou-se com o suspeito português e chegou mesmo a trocar algumas palavras. Agora pode receber uma recompensa do FBI no valor de 50 mil dólares.

Ataque em Brown e físico assassinado: como um comentário no Reddit ajudou a polícia a desvendar o caso
Providence Police

Na terça-feira, a polícia norte-americana divulgou novas imagens do autor do ataque na Universidade de Brown. As fotografias e as imagens de vídeo mostravam um homem, vestido de preto, a usar máscara e gorro, a caminhar pelas ruas da cidade.

Uma vez que o homem continuava a monte, as autoridades apelaram à ajuda da população para identificar o indivíduo.

Nas redes sociais, várias pessoas partilharam uma publicação do FBI que pedia informações sobre o dia do ataque. Foi na plataforma Reddit que surgiu um comentário que chamou a atenção de várias pessoas.

O utilizador "Lamin_kaare", pessoa em situação de sem-abrigo e antigo aluno da Universidade de Brown, respondeu ao apelo com pedido às autoridades. Lamin sugeriu que a polícia investigasse um Nissan cinzento com matrícula da Flórida.

FBI Boston
"O carro estava estacionado em frente a um pequeno barracão atrás da Rhode Island Historical Society. Ele usou o comando para abrir o carro, aproximou-se e, de repente, algo o fez recuar. Quando recuou, voltou a trancar o carro. Achei estranho e, quando ele deu uma volta ao quarteirão, aproximei-me do carro e foi aí que vi que a matrícula era da Flórida", escreveu no Reddit.

Segundo a Asociared Press, o utilizador, apenas identificado como "John", chegou a falar com as autoridades e terá contado que cruzou-se com Cláudio Valente numa casa de banho da universidade duas horas antes do tiroteio. Diz que nesse momento ficou logo desconfiado porque as roupas do suspeito eram "inadequadas e impróprias para o clima".

John voltou a ver o suspeito na rua, junto ao carro, e, por considerar que estava com um comportamento estranho, decidiu segui-lo. Após algumas voltas ao quarteirão, questionou-o: "Se o seu carro está lá atrás, porque é que está a dar voltas ao quarteirão?".

De acordo com o depoimento de John, o suspeito terá respondido: "Não te conheço de lugar nenhum" e ainda perguntou porque é que estava a ser importunado.

Depois desta pista, a polícia seguiu o rasto do carro e chegou até Cláudio Valente, um português de 48 anos natural de Torres Novas. Esta madrugada foi encontrado morto, dentro do carro, perto de um armazém em Salem, New Hampshire.

O FBI estava a oferecer uma recompensa de 50 mil dólares a quem tivesse informações sobre o ataque na Universidade de Brown. Não está confirmado se John vai receber essa recompensa, mas em declarações aos jornalistas, o agente do FBI Ted Docks disse que "seria lógico pensar que ele teria direito a recebê-la".