José Maria Pimentel, economista e autor do podcast 45 Graus, entrevistou, em 2022, Nuno Loureiro, o cientista português assassinado no dia 15 de dezembro por Cláudio Valente em Boston, EUA.
O episódio em que o professor no MIT, em Brookline, vai ser este sábado reposto e o autor do podcast explica como foi a entrevista. Em declarações à SIC, Pimentel dá conta que o nome de Nuno Loureiro foi-lhe recomendado por Luís Silva, um professor no Instituto Superior Técnico que investiga a área de física de plasmas.
À distância, uma vez que Nuno Loureiro vivia nos EUA, e num português já enferrujado, a entrevista foi gravada e o resultado foi uma explicação clara de um tema complexo.
"Foi um episódio muito bom, gravado à distância, em que ele tinha de comunicar uma área muito complexa, em português, que não era a língua a que estava já habituado a usar no dia-a-dia. Para mim foi um episódio desafiante, porque não é a minha área, mas foi um episódio altamente informativo. Mostrou que era uma pessoa com imenso valor nesta área", recorda o economista.
Pimentel lembra ainda como Nuno Loureiro "sabia muito daquela área" e como "conseguiu explicar muito bem para um leigo".
"É um episódio que dá alguma luta, porque o tema não é fácil, mas ele não o complica mais do que a complexidade que ele tem de ter", afirma o autor do podcast.
Na altura, Nuno Loureiro foi convidado na qualidade de alguém que se especializou em física dos plasmas e as suas aplicações à fusão nuclear, além dos problemas do domínio da astrofísica.
O episódio será reposto este sábado.
