EUA

Gregory Bovino: o comandante responsável pelas “táticas mais agressivas” do ICE

As operações de combate à imigração ilegal nos Estados Unidos têm sido coordenadas por um homem: Gregory Bovino, comandante da polícia de fronteira norte-americana.

Loading...

Gregory Kent Bovino é um nome que nos últimos meses se tornou conhecido de milhões de norte-americanos. É o rosto das políticas de Donald Trump de combate à imigração ilegal.

As rusgas contra imigrantes ilegais nos EUA têm sido levadas a cabo por dois ramos do departamento de Segurança Interna: o ICE, que é a Autoridade Aduaneira e de Imigração, e a Polícia Fronteiriça.

Gregory Bovino é o comandante-geral. É ele quem coordena operações das duas agências que nos últimos meses têm causado revolta e indignação e responsável pelas “táticas mais agressivas” que vieram substituir a abordagem “mais metódica e direcionada”, explica Elliot Spagat, jornalista da Associated Press.

“Ele dá-lhe um nome - ‘turn and burn’. É um sistema para entrar rapidamente, fazer detenções e sair antes que os manifestantes cheguem.”

Com 70 mil milhões de euros à disposição, o ICE é a autoridade policial com o maior orçamento dos EUA. Foi criado em 2002, na sequência dos ataques do 11 de Setembro.