O preço do barril de petróleo está no nível mais alto desde a crise de 2008: o Brent custa agora 139 dólares por barril. Só desde sexta-feira, o aumento foi de 20 dólares.
Os Estados Unidos estão a discutir com os aliados europeus e o Japão a possibilidade de deixar de importar petróleo à Rússia.
Moscovo é o terceiro maior produtor mundial de petróleo do mundo, a seguir aos Estados Unidos e à Arábia Saudita.
Em Portugal, esta escalada de preço já se sentiu no custo dos combustíveis. Para esta segunda-feira, prevê-se o aumento de, pelo menos, 14 cêntimos no gasóleo e oito cêntimos na gasolina.
O Governo já pôs em prática medidas de apoio aos contribuintes, mas explica que o aumento de preços é inevitável devido ao contexto da guerra na Ucrânia.