As vagas de calor registadas este verão, também no Japão, levaram à criação de um dispositivo inovador. É um pequeno aparelho inventado para ajudar os animais de estimação, em especial cães, obrigados a enfrentar o tempo quente com um casaco de pelo. Veterinários e um fabricante de roupas de Tóquio uniram esforços para criar um ventilador vestível.
Com 80 gramas, operado por bateria, está anexado a uma espécie de colete de malha especial. O aparelho emite ar frio, é uma espécie de ventoinha e ar condicionado.
Ajuda a refrescar o corpo do animal, está a ser comercializado em cinco tamanhos diferentes e custa 9.900 ienes (cerca de 70 euros). O dispositivo foi lançado no início de julho e a Sweet Mommy, marca de roupa que fabricou o produto, já recebeu cerca de 100 encomendas.
Este ano, a estação chuvosa em Tóquio terminou abruptamente no final de junho, o mais cedo desde que há registos. A capital do Japão sofreu a maior onda de calor desde 1951, as temperaturas subiram até aos 35 graus durante nove dias.