Olhares pelo Mundo

Da vaga de calor à chuva forte, alertas de inundações em várias zonas de Londres

Loading...
Vários países da Europa estão a ser fustigados pelo mau tempo.

Tempestades fustigaram Inglaterra, França e países vizinhos, após um verão marcado pela seca extrema na Europa. Londres enfrenta os efeitos da precipitação intensa. Vídeos partilhados nas redes socias mostram as dificuldade de circulação no centro da cidade. Os habitantes da capital britânica foram confrontados com chuvas fortes e repentinas.

As autoridades receberam vários alertas para inundações em diferentes pontos de Londres. Foram também emitos avisos de mau tempo para o sudeste de Inglaterra.

Ainda no final da semana passada, o Governo britânico declarou em estado de seca o sul e centro do país.

Ventos acima de 100 quilómetros por hora (km/h) foram registados no topo da Torre Eiffel, na terça-feira. Também nesse dia, o granizo atingiu Paris e outras regiões. A água escorreu pelas escadas das estações de metro e nas plataformas, e vários carros boiaram junto às margens do rio Sena.

No sul de França, tempestades ocorridas entre a noite de terça e quarta-feira inundaram o Porto Velho de Marselha e o principal tribunal da cidade e obrigaram ao encerramento de praias.

Neste verão, uma série de ondas de claro agravou uma seca crítica no continente europeu, criando condições privilegiadas de incêndios florestais.

Os fenómenos extremos que vão das elevadas temperaturas à chuva forte e repentina fazem soar os alarmes. É inquestionável a urgência de medidas que permitam enfrentar o impacto das alterações climáticas.

Últimas Notícias
Mais Vistos