Três dos melhores atletas do mundo em saltos para a água participaram numa rara expedição da Red Bull que os levou a percorrer 1.500 quilómetros na selva da Guatemala, onde desafiaram a gravidade em espetaculares mergulhos em locais paradisíacos.
Rhiannan Iffland, seis vezes campeão da série mundial de saltos para a água de grande altura, foi um participantes, acompanhado pelo vencedor de 2017, Jonathan Paredes, e por Orlando Duque, que conquistou o título em 2009.
Os três atletas mergulharam em três locais diferentes durante os seis dias em que percorreram a selva da Guatemala.
O primeiro mergulho aconteceu no Rio Dulce, num penhasco esculpido em calcário no leste do país. O segundo teve lugar no Lago Atitlan, 1.560 metros acima do nível do mar e cercado por três vulcões. O último mergulho, o mais desafiador, nas mais altas cachoeiras da Guatemala, em Los Amates.
A próxima temporada da série mundial da Red Bull Cliff Diving começa em Boston a 3 de junho.
O ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, integrou a Red Bull Cliff Diving World Series durante oito anos consecutivos.
Até 2019, a prova da ilha de São Miguel foi presença regular no calendário do circuito mundial de saltos para a água de grande altura, modalidade reconhecida oficialmente pela Federação Internacional de Natação em 2013.