Olhares pelo Mundo

Torre Eiffel construída com fósforos (afinal) conquista novo recorde do Guinness

Numa primeira fase, a réplica da Torre Eiffel foi rejeitada pelo Guinness, mas entretanto a organização recuou e reconheceu que a construção do francês Richard Plaud tinha realmente uma altura recorde.

Loading...

Richard Plaud, um francês de 47 anos, passou oito anos a construir uma réplica da Torre Eiffel com 7,19 metros de altura e mais de 700 mil fósforos. O objetivo sempre foi fazer a estrutura mais alta do mundo com fósforos, mas o seu esforço foi inicialmente rejeitado pelo Guinness World Records.

O francês, que tinha desde infância o sonho de se tornar recordista mundial, levou oito anos, 4.200 horas e utilizou 706.900 fósforos e 23 quilos de cola no processo de construção.

O objetivo era superar o anterior recorde de Toufic Daher, que em 2009, construiu uma réplica do monumento francês com fósforos, numa altura de 6,53 metros.

Richard Plaud completou a sua criação, no passado dia 27 de dezembro, e nesse mesmo dia apresentou a sua candidatura ao Guinness World Records, que a rejeitou sem sequer a analisar.

Na construção, Plaud começou por utilizar fósforos comerciais, cortando a parte de cima de cada um deles, contudo esse processo estava a atrasar a construção e por isso o francês pediu diretamente ao fabricante se poderia comprar apenas os paus de madeira, motivo que levou o Guinness a recusar a participação do francês, alegando que a participação não era válida porque os fósforos utilizados não eram os habituais comerciais.

No dia 30 de janeiro, através de uma publicação nas redes sociais, o homem partilhou que viu a decisão como uma "grande desilusão" e apresentou os motivos que lhe foram dados como justificação para a sua criação ter sido rejeitada.

"Como os fósforos não estavam disponíveis no mercado e não eram reconhecidos como tal, a tentativa foi desclassificada", disse Richard Plaud, acrescentando que não compreendia a decisão.

No entanto, o Guinness World Records voltou atrás com a decisão e afirmou que a Torre Eiffel de Richard Plaud tinha realmente uma altura recorde.

“Sim, o Guinness, afinal, aceitou validar e reconhecer o meu trabalho, validando-o como a estrutura de fósforos mais alta do mundo. É uma notícia muito boa para mim, estou satisfeito com o resultado, claro”, garantiu Richard Plaud à Reuteurs.

"Estamos muito entusiasmados por poder aprová-la (...) estamos felizes por poder admitir que fomos um pouco duros demais com o tipo de regras necessárias para esta tentativa. A tentativa de Richard é realmente incrível", disse Mark Mckinley, diretor dos serviços centrais de registros do Guinness World Records à Reuters.