Olhares pelo Mundo

Inteligência Artificial já muda vidas, mesmo em locais remotos e sem internet

Há uma nova ferramenta de IA que vai ajudar os mais desfavorecidos. Foi implementada na Nigéria e o plano é que este serviço seja disponibilizado no Paquistão, na Índia e na Tanzânia.

Loading...

Na Nigéria, um novo serviço de Inteligência Artificial permite controlar um telemóvel e obter informações sobre qualquer assunto através de comandos de voz ou por SMS. A ideia foi implementada pela operadora Viamo no mês passado e pode ser utilizada mesmo em sítios remotos e sem internet.

Para David Diwa, um nigeriano de 25 anos com uma deficiência visual, esta ferramenta representa uma “oportunidade” para mudar de carreira. É carpinteiro e entusiasta por geografia e animais, áreas que gosta de estudar. Mas sem acesso a um smartphone, era difícil fazê-lo.

Agora, através desta ferramenta de Inteligência Artificial, pode usar um simples telemóvel para aceder a informação sobre os tópicos que o apaixonam.

“Tenho vontade de mudar de carreira e começar algo novo por causa da minha visão. Para isso, faço perguntas à Inteligência Artificial sobre negócios, e recebo ideias e informação sobre como fazê-lo crescer”, conta David Diwa.

Depois da Nigéria, o plano é que este serviço seja disponibilizado no Paquistão, na Índia e na Tanzânia.