Qual é o maior esforço físico que já fez na vida? Provavelmente não será parecido com o que fez Jonas Deichmann, triatleta alemão que completou 120 triatlos de distância Ironman... em 120 dias consecutivos - um recorde mundial.
Foram 3,8 quilómetros de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida - todos os dias durante quatro meses.
"Tem sido muito, muito bom os últimos quatro meses. Houve momentos difíceis, mas foi sempre divertido. Posso dizer que foi mesmo como era suposto ser. Agora é altura de fazer algo novo", conta o Deichmann à Reuters, depois de terminar a última prova de natação.
Segundo o atleta, de 37 anos, mais de 1.000 pessoas já fizeram a sua primeira maratona ou completaram o seu primeiro triatlo ao seu lado.
“Não tem de ser uma maratona”
Mas o objetivo principal não é fazer alguém acordar amanhã e decidir aventurar-se num triatlo de alto rendimento, garante Deichmann, que deseja incentivar a prática de atividade física.
"Quero inspirar as pessoas a praticar mais desporto e a ter confiança para ultrapassar os próprios limites. (...) Não tem de ser uma maratona. Há pessoas que simplesmente correm 10 quilómetros todos os dias ou crianças que participam. E quando vejo quantos estão aqui hoje, penso que consegui alcançar alguma coisa".
O triatleta, conhecido como o "Forrest Gump alemão", garante estar realizado por terminar o desafio, que teve início no dia 9 de maio, mas a mente já está focada no próximo verão.
"Tenho grandes planos para o verão, mas ainda estão em segredo (...) Posso dizer que o meu próximo projeto será novamente um pouco mais aventureiro".