Olhares pelo Mundo

Astronautas chineses de regresso à Terra com materiais científicos da estação espacial Tiangong

As experiências que trouxeram vão ajudar a responder a questões científicas e ajudar futuras missões espaciais da China.

Loading...

Uma tripulação de três astronautas chineses regressou à Terra na segunda-feira, após uma estadia de mais de seis meses a bordo da estação espacial Tiangong. Com eles trazem uma série de experiências científicas da estação espacial Tiangong.

Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu estavam “de boa saúde” depois de terem aterrado na sua cápsula de regresso nas instalações de Dongfeng, na Mongólia Interior, segundo a agência China News.

Os três homens chegaram à estação de Tiangong no final de abril e, durante a sua missão de seis meses, conduziram cerca de 90 experiências e testes nas áreas da ciência dos materiais, ciências da vida, medicina, tecnologia espacial e física básica em microgravidade.

A 30 de outubro chegou a nova tripulação de três astronautas, dois homens e uma mulher, que prosseguem agora os trabalhos e experiências.

A estação espacial Tiangong, tripulada por equipas de três astronautas que se revezam a cada três ou seis meses, é a joia da coroa do programa espacial da China. O seu módulo central foi lançado em 2021 e deverá ser utilizado durante cerca de dez anos.

Pequim afirma que está no bom caminho para enviar uma missão tripulada à Lua até 2030, onde planeia construir uma base.