Olhares pelo Mundo

Fogo de artifício, desfiles e espetáculos de luzes (e muito mais): assim se celebra o Ano Novo Lunar na China

Em 2025, as celebrações do Ano Novo Lunar começaram a 28 de janeiro e vão durar até 4 de fevereiro. É a celebração mais importante na China e nas comunidades chinesas em todo o mundo. Marca o início de um novo ano de acordo com o calendário chinês.

Loading...
O Ano Novo Lunar é celebrado por toda a China e comunidades com espetáculos de luzes, fogo de artifício e danças. As famílias aproveitam para se juntarem na celebração mais importante. 2025 é o Ano da Cobra ou da Serpente.
Por esta altura, centenas de milhões de chineses regressaram à terra-natal para as celebrações, consideradas 'sagradas'.
O Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar é um motivo para as famílias e amigos se juntarem e participarem em feiras, apresentações do patrimómio e outros espetáculos.
Por toda a China, há espetáculos de luzes em edifícios e monumentos, que ganham uma atmosfera vibrante e energética. É o caso da antiga muralha de Xi'an, em Shaanxi.
A pitoresca China Snow Town, em Heilongjiang, recebeu desfiles de carros alegóricos e danças folclóricas, sob as decorações temáticas do Festival da Primavera.
Outras regiões contaram com luzes e espetáculos de drones e fogo de artifício. É o caso de Fuzhou.
"Foi espetacular e muito bonito. Vim para assistir com minhas famílias e com o meu filho. Desejo a todos um Ano da Cobra seguro, saudável e auspicioso", afirma Luo, moradora de Fuzhou.
Durante o Festival da Primavera, Pequim tem 24 feiras, com foco para costumes folclóricos.
Já Hong Kong recebeu o Ano Novo Chinês com deslumbrantes espetáculos de luzes para sejdar "boa sorte" e "paz.
Moradores e turistas em Macau também se divertiram.
"Desde a abertura da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau que tem sido muito conveniente para nós, moradores de Hong Kong e Macau, vir a Zhuhai. Hoje, visitamos Jinwan e divertimo-nos muito. As apresentações foram maravilhosas, com uma forte vibração festiva", conta Ip Chi Yan - turista de Hong Kong.
É o primeiro Ano Novo Chinês desde que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) inscreveu o Festival da Primavera na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em dezembro de 2024.

2025 é o Ano da Serpente

O Ano Novo Lunar é celebração mais importante na China.
Em 2025, as celebrações do Ano Novo Lunar começaram a 28 de janeiro e vão durar até 4 de fevereiro. É a celebração mais importante na China e nas comunidades chinesas em todo o mundo. Marca o início de um novo ano de acordo com o calendário chinês.
Cada Ano Novo Lunar recebe o nome de um dos 12 signos do zodíaco chinês. O ciclo repete-se a cada 12 anos, voltará a ser Ano da Serpente em 2037.