Olhares pelo Mundo

Retrato oculto durante séculos sob obra-prima de Ticiano

O mestre renascentista virou uma tela de pernas para o ar e pintou por cima o Ecce Homo. Quase cinco séculos depois é revelado o retrato oculto, de um homem misterioso.

Loading...

A magia da arte e o poder da ciência revelaram um segredoescondido durante séculos. Sob uma pintura a óleo de Ticiano de 1570 escondia-se outra obra.

Investigadores do Instituto de Chipre (CyI) descobriram um retrato sob uma pintura do mestre renascentista Ticiano, cuja representação está agora exposta na cidade de Limassol, Chipre.

"O que é único nesta pintura é que tem um segredo e o segredo é uma pintura desconhecida, até agora, por baixo do Ecce Homo e a descoberta e o mapeamento desta pintura por baixo ajudou-nos a compreender muito mais do que sabíamos até hoje sobre a reutilização de telas e a reutilização de pinturas nos ateliers renascentistas, em particular no atelier de Ticiano", disse à Reuters Nikolas Bakirtzis, historiador de arte e arquitetura e professor do CyI que lidera a equipa.

A obra de arte finalizada, Ecce Homo – que significa “Eis o Homem" – mostra Jesus ao lado de Pôncio Pilatos, que presidiu às últimas fases do julgamento de Jesus antes de este ser crucificado.

A pintura estava a ser preparada para conservação quando os investigadores a colocaram no microscópio e repararam em diferentes pigmentos através do craquelê, ou padrão de finas fissuras que se formam na superfície das pinturas antigas.

“Foi como descobrir um puzzle”, disse Bakirtzis.

Utilizando técnicas não invasivas, os investigadores do Andreas Pittas ArtCharacterization Laboratories (APAC) no CyI completaram o retrato escondido: um homem não identificado, com um bigode fino e uma pena na mão, de pé junto a uma pilha de papéis ou livros.

“É claramente o retrato de um banqueiro, de um advogado, de algum profissional no seu espaço de trabalho”, disse Nikolas Bakirtzis.

Com base nas imagens de raios X, os especialistas recriaram a pintura a óleo, agora exposta em Limassol numa mostra da pintura de Ticiano que decorre até 10 de março.

Nascido Tiziano Vecellio em 1488, Ticiano produziu centenas de pinturas no seu estúdio em Veneza até à sua morte em 1576.

Os investigadores sabem que reutilizou as telas de obras parcialmente acabadas. Neste caso, era um retrato completo, que virou de pernas para o ar e pintou por cima o Ecce Homo.

"Foram descobertas outras pinturas ou obras parcialmente pintadas sob algumas das suas outras telas, mas não tenho conhecimento de nenhum caso em que possamos mapear com segurança a pintura direta de uma composição sobre uma anterior", disse Bakirtzissa.

O especialista acredita que Ticiano usou elementos da pintura anterior para a nova, incluindo o uso do queixo do homem para delinear as cordas que atam os pulsos de Cristo.

Revelado o retrato oculto, outros mistérios ficam por desvendar. Quem era o homem e porque não ficou com o seu quadro?