Olhares pelo Mundo

"Vampire": um dos drones ucranianos que mais intimida as tropas russas

Projetado para operar à noite, com fraca visibilidade, é um dos drones mais eficazes da Ucrânia. A empresa ucraniana que o concebeu deu-lhe o nome de "Vampire", mas os russos chamam-lhe "Baba Yaga", em alusão a uma bruxa do folclore eslavo conhecida pela capacidade de aparecer e voar à noite.

Loading...

O drone ucraniano "Vampire", furtivo e eficaz à noite, tem causado pânico nas tropas russas. Enquanto isso, as defesas aéreas da Ucrânia abateram dezenas de drones russos em um novo ataque massivo, intensificando o confronto no espaço aéreo.

"O drone é muito ruidoso e grande. Quando o drone paira sobre os soldados inimigos, eles dispersam-se", contou à agência Reuters um militar, piloto de drone da 13ª Brigada Khartiia, com o nome de código Chipok.

"Os russos chamam-lhe "Baba Yaga" - bruxa conhecida pela capacidade de aparecer e voar à noite, porque o drone é muito ruidoso e grande!", referiu Chipok.

"O drone "Vampire" é fabricado na Ucrânia e, por isso, não depende de peças e munições estrangeiras. As munições e as peças para o drone podem ser produzidas na Ucrânia", acrescentou o militar, sublinhando mais esta vantagem do aparelho.

Desenvolvido pela empresa Skyfall, o drone está equipado com uma câmara térmica capaz de identificar alvos até 120 metros de distância, mesmo com visibilidade mínima. Pode transportar até 15 quilos de munições e é altamente eficaz em alvos inimigos móveis e estáticos na guerra na Ucrânia.

Defesa ucraniana abate dezenas de drones russos

Só de terça para quarta-feira, as defesas aéreas ucranianas abateram 80 drones kamikaze Shahed lançados pela Rússia em várias regiões do Leste, Norte, Oeste e Centro da Ucrânia, informou a força aérea ucraniana.

No total, as forças russas lançaram 145 drones shahed e réplicas de drones shahed contra o território ucraniano, que utilizam para confundir as defesas ucranianas.

No total, 42 réplicas de drones terão caído sem causar quaisquer danos. Os números da força aérea mostram que 23 drones atingiram os seus alvos ou causaram danos quando caíram.

Com Lusa