Olhares pelo Mundo

Ponte do século XVI é palco de etapa do circuito mundial de 'cliff diving'

Saltar de alturas superiores a 20 metros já é impressionante por si só, mas fazê-lo de uma ponte histórica com montanhas e uma paisagem pitoresca de fundo torna tudo ainda mais especial. É exatamente isso que acontece estes dias numa cidade do Sul da Bósnia e Herzegovina.

Loading...

Durante os dias 04, 05 e 06 de setembro, a elite do 'cliff diving' mundial faz aquilo que sabe fazer melhor na histórica ponte do século XVI Stari Most, na cidade de Mostar, na Bósnia e Herzegovina.

O céu azul e os cerca de 30.ºC que se fazem sentir por estes dias na cidade a sul do país dos Balcãs são um excelente cartão de visita para os atletas que desafiam as alturas com saltos artísticos que impressionam qualquer um.

Os competidores masculinos saltam de uma altura de 27 metros, enquanto as atletas enfrentam a marca de 21 metros.

A Red Bull Cliff Diving World Series passa pela cidade pela nona vez entre quarta-feira e sábado, dia 06 de setembro, dia para o qual está agendada a grande final do evento.

Mostar não acolhia o circuito mundial da modalidade desde 2023.

Em declarações à Red Bull, o 10 vezes campeão mundial, Gary Hunt, admite que a emblemática ponte e as altas montanhas que se vislumbram no horizonte fazem desta uma etapa especial e particularmente exigente.

A falta de pontos de referência claros a partir da ponte e a corrente rápida do rio Neretva contribuem para que os atletas sejam levados ao extremo.

Esta é a terceira e penúltima etapa do circuito mundial, que arrancou nas Filipinas, em abril, e termina nos Estados Unidos da América, no próximo dia 20.