Análise

“O Governo está a lançar uma espécie de experiência social para ver se as pessoas cumprem”

A análise de Pedro Cruz às novas medidas de combate à pandemia.

O primeiro-ministro informou este sábado que o Governo vai impor novas regras de combate à pandemia para os concelhos de maior risco.

As novas medidas serão aplicadas aos concelhos que tenham acumulado 240 casos de covid-19 por cada 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores. Os concelhos de maior risco serão identificados a cada 15 dias e são sujeitos a medidas especiais.

O jornalista Pedro Cruz considera que o Governo está a tentar alcançar um compromisso entre o “mundo perfeito” de não fechar nada e regressar ao confinamento, ao mesmo tempo que tenta baixar a curva de infeções.

Sobre as novas medidas, defende que geram dúvida pública e acredita que muitas pessoas vão ficar com dúvidas sobre o que podem ou não fazer, porque apesar de existir dever de recolhimento obrigatório, Pedro Cruz afirma que há tantas exceções para sair, que isso gera confusão.

Diz ainda que esta é uma espécie de “experiência social” que o Governo está a lançar para ver se as pessoas cumprem e que os resultados serão conhecidos daqui a duas semanas.

“Daqui a duas semanas vamos ter a prova se somos ou não capazes de nos autodisciplinar”, conclui.

  • Um Presidente sem tempo a perder

    Opinião

    Donald Trump foi o pior Presidente dos EUA em 90 anos. Joe Biden tem o maior desafio do último século americano - mas está, nestes primeiros dias, a mostrar que pode estar à altura do que a maioria clara lhe pede.

    Germano Almeida