José Milhazes

Comentador SIC Notícias

Nuno Rogeiro

Comentador SIC Notícias

Guerra Rússia-Ucrânia

Autarca de Irpin em entrevista e o reencontro entre uma militar e a filha: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro

Comentadores da SIC analisam o conflito Rússia-Ucrânia no Jornal da Noite.

Autarca de Irpin em entrevista e o reencontro entre uma militar e a filha: a análise de José Milhazes e Nuno Rogeiro

Os comentadores SIC, José Milhazes e Nuno Rogeiro, analisaram o conflito entre Rússia e Ucrânia no Jornal da Noite. a entrevista ao autarca de Irpin, o reencontro entre uma militar e a filha, as exigências da Rússia, o receio de invasão dos países bálticos foram os temas debatidos esta quinta-feira.

Nuno Rogeiro falou sobre um excerto da entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Irpin.

“Aquilo que eu extraio para a nossa conversa é aquilo que ele [Oleksandr Markushyn] trouxe de memória direta do que aconteceu na sua cidade, que era uma cidade modelo da Ucrânia e que foi devastada (…). E ele fala das pilhagens e dos autores das pilhagens”, explicou.

José Milhazes abordou as preocupações da Estónia sobre uma possível invasão russa.

“Isto é um aviso muito sério e que a NATO tem de ter em conta”, disse.

No âmbito das sanções decretadas pela União Europeia contra Moscovo, a Lituânia aplicou restrições à passagem de produtos para o enclave russo de Kaliningrado.

Rogeiro considerou que “foi importante ter-se explicado à Rússia que Kaliningrado fica ao pé da Lituânia. Se houver ameaças à Lituânia – a Lituânia é um membro da NATO -, portanto será uma declaração de guerra contra a NATO. E é preciso não nos esquecermos que em Kaliningrado o que se está a passar é a aplicação de sanções económicas que são também aplicadas pela Estónia e pela Polónia”.

No final, foi divulgado um vídeo em que se vê o reencontro entre uma mãe e uma filha.

“Eu acho que nestes momentos percebe-se porque é que é importante lutar. É uma filha que recebe a mãe que vem da frente de combate num fim de semana de folga”, disse Nuno Rogeiro.

SAIBA MAIS

A PÁGINA DO CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA