País

Vítima alvejada pela PSP era músico e amigo do rapper Sam The Kid

Nuno Rodrigues, o homem que na madrugada desta segunda-feira foi morto a tiro por um agente da PSP em Lisboa, era conhecido no hip hop nacional como MC Snake, sobretudo pela parceria com o rapper e produtor Sam The Kid (Samuel Mira).

Jorge Rodrigues, irmão da vítima, manifestou-se inconformado com a situação, declarando aos jornalistas na casa da família, em Chelas, Lisboa, não encontrar explicações para o sucedido, já que Nuno Rodrigues, 30 anos, tinha carta de condução e o carro que conduzia estava legalizado.



Segundo relatou Jorge Rodrigues, a vítima seguia num Lancia Y10, de cilindrada 1000, carro com mais de 10 anos e com problemas mecânicos, razão pela qual seria fácil à polícia intercetar a viatura em andamento.



O tiro disparado pelas forças de segurança perfurou a chapa traseira do carro e atravessou dois bancos antes de penetrar nas costas de Nuno Rodrigues, segundo a família, que diz ter informação de que a bala terá atingido os pulmões.



Segundo os familiares, não há porém sinais de sangue no interior do automóvel e o carro só apresenta um buraco de bala, aquele que vitimou mortalmente o jovem, e nenhum dos pneus ficou furado, versão que será apurada com rigor no inquérito interno da PSP e no inquérito crime aberto pelo Ministério Público para averiguar se houve homicídio por negligência por parte do polícia.



Fonte policial revelou à Lusa que o atirador é um polícia com pouca experiência profissional e que já foi constituído arguido.



De acordo com um comunicado da PSP, tudo começou quando o homem desobedeceu a uma operação de fiscalização de trânsito na doca de Santo Amaro, em Alcântara, Lisboa, tendo a polícia perseguido o condutor e imobilizado a viatura na Radial de Benfica. O homem morreu no local cerca das 05:00.



A PSP diz que "aguardará a conclusão" dos inquéritos sobre a situação "antes de prestar quaisquer outras declarações sobre o incidente e o seu lamentável resultado".



Nuno Miguel Manaças Rodrigues nasceu em Lisboa em 1979 e era solteiro. MC Snake, como era conhecido no mundo do hip hop, tinha um feito "apaziguador", segundo palavras do irmão, nada fazendo prever o acontecimento da última madrugada.



Os familiares desconhecem os motivos pelos quais Nuno Rodrigues terá desobedecido a uma operação stop da polícia, quando seguia sozinho ao volante do Lancia Y10.



Um dos amigos que esta segunda-feira se deslocou à casa da família de Nuno Rodrigues foi o rapper e produtor Sam The Kid, que lembrou que em dezembro último se deslocou a Angola com MC Snake para um espetáculo com 20 mil pessoas.



O músico diz não encontrar explicações para o sucedido, pois Nuno Rodrigues não era "um fora da lei" e o seu "único crime era gostar de sair" à noite.



Sam the Kid revelou que Nuno Rodrigues já tinha sido mandado parar em outras operações stop, não tendo havido problemas, pelo que "há qualquer coisa que não bate certo" nesta história.



A família não adiantou pormenores relativos ao funeral da vítima, cuja autópsia estava marcada para esta segunda-feira.



(Esta notícia foi escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico)



Com Lusa