País

Nevão adia partida de avião de Bragança para Lisboa e encerra escolas

O primeiro voo da manhã de Bragança para Lisboa partiu hoje com duas horas e meia de atraso devido à neve que obrigou a trabalhos de limpeza no aeródromo municipal para permitir a ligação. A Câmara de Bragança decidiu encerrar hoje as escolas do concelho devido à neve que caiu durante a noite.

Segundo disse à Lusa o diretor do aeródromo, João Rodrigues, o voo das 7h30 só ocorreu às 10h00 porque houve necessidade de proceder à limpeza da neve na pista e ao degelo do avião de 19 lugares que faz a carreira aérea Bragança/Lisboa, com escala em Vila Real.



O avião, que costuma chegar ao aeroporto de Lisboa por volta das 9h00, deverá aterrar às 11h30 na capital, a hora a que devia estar já de regresso a Bragança, no segundo voo da manhã.



Ainda assim, o diretor do aeródromo municipal prevê "que o voo de regresso no final da manhã, possa ter apenas um pequeno atraso" e que " os dois voos da tarde, já decorram na normalidade".



Nas estradas a situação também "está a regressar à normalidade", segundo informação à Lusa do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).



A única que se encontrava encerrada, a nacional 315, na serra de Bornes, em Alfândega da Fé, já está reaberta.



Para além dos meios no terreno, como limpa neves e espalhadores de sal, o tempo também está a ajudar a normalizar a situação, já que, segundo a fonte "está a chover em quase todos os locais".



Escolas encerradas e estradas cortadas



A Câmara de Bragança decidiu encerrar hoje todas as escolas do concelho, incluindo as da cidade, e os transportes públicos municipais pararam, apesar de por volta das 9h30 o trânsito já circular normalmente dentro da cidade.



Em Alfândega da Fé e Vinhais, outros dos concelhos mais afetados pela neve, a actividade escolar não parou e mesmo os alunos das aldeias foram transportados para a sede dos concelhos, embora alguns tenham chegado mais tarde, devido aos condicionalismos nas estradas.





Lusa