País

"Recusa da aterragem" de Evo Morales foi "erro histórico" que "vamos pagar caro", considera João Soares

O deputado do PS João Soares considerou hoje  que "a recusa da aterragem" do avião do presidente da Bolívia, Evo Morales,  em Portugal, "a pedido da administração norte-americana", foi "um erro lamentável  e histórico". 

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"Foi um erro lamentável e histórico, que vamos pagar caro", afirmou  o socialista, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante uma reunião  da comissão parlamentar de Defesa em que se discutia um relatório sobre  a proposta da Comissão Europeia para a criação do "céu único". 

João Barroso Soares disse ter "a maior das simpatias por esta administração  norte-americana", mas criticou que "vários estados europeus tenham recusado  a aterragem (do avião do presidente boliviano) a pedido dos Estados Unidos"  da aeronave de "um presidente democraticamente eleito". 

O deputado do CDS-PP João Rebelo foi o único a comentar esta intervenção  do deputado socialista, questionando a sua pertinência em relação à proposta  europeia em debate. "Esta situação não tem nada a ver com o avião de Evo Morales, tem apenas  a ver com a soberania de cada Estado", afirmou o parlamentar democrata-cristão.

 

     

 

Lusa