País

Diretor nacional da PSP exonerado

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, Paulo Valente Gomes, colocou o lugar à disposição, na sequência dos protestos de ontem das forças de segurança, no Parlamento. O ministro da Administração Interna já aceitou o pedido.

Paulo Valente Gomes (Lusa/Arquivo)
Jose Sena Goulao
(Lusa)
MANUEL DE ALMEIDA

Em comunicado, o gabinete do ministro revela que "na sequência dos acontecimentos ocorridos ontem em frente à Assembleia da República, o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública colocou o seu lugar à disposição" e que Miguel Macedo "entendeu aceitar".

A nota acrescenta que "o ministro da Administração Interna vai iniciar o processo tendo em vista a designação do novo diretor nacional da Polícia de Segurança Pública".

Milhares de profissionaiss de forças e serviços policiais e de segurança  - PSP, GNR, SEF, ASAE, polícia marítima, guardas prisionais, polícia municipal  e PJ - manifestaram-se na quinta-feira em Lisboa e, depois de derrubarem  uma barreira policial, conseguiram chegar à entrada principal da Assembleia  da República, onde cantaram o hino nacional, tendo depois desmobilizado  voluntariamente.  

O superintendente Paulo Valente Gomes assumiu o cargo de diretor nacional  da PSP em fevereiro de 2012, tendo sido o primeiro oficial da escola superior  de polícia a chegar ao topo da hierarquia na corporação.    

Com Lusa