País

Avião da TAP diverge para Lisboa devido aos ventos na Madeira 

Um avião da TAP proveniente do Porto e com destino à Madeira foi hoje obrigado e divergir para Lisboa devido aos ventos  fortes na zona do aeroporto do Funchal, segundo fonte da ANAM. As regiões montanhosas da região foram colocadas sob aviso vermelho.

(Arquivo)
© Paulo Whitaker / Reuters

De acordo com a fonte da Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira (ANAM),  o avião TP1573 proveniente do Porto, que devia ter aterrado às 09:00 horas  no Funchal, optou por voar "para Lisboa devido às más condições atmosféricas,  designadamente ventos fortes". 

Uma fonte do serviço de meteorologia no Aeroporto da Madeira disse à  agência Lusa que cerca das 09:00 foi registada uma rajada de vento de 60 quilómetros/horários, acrescentando que "está a aumentar a intensidade e  a previsão é que depois do almoço venha a piorar", estando já decretados  alertas vermelhos para o vento e chuva no arquipélago. 

Durante a manhã, aquele serviço registou já uma rajada de 82 quilómetros/horários  e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, as regiões montanhosas da  Madeira devido à previsão de vento e precipitação fortes.  

O IPMA já tinha colocado na segunda-feira as regiões montanhosas da  Madeira sob aviso vermelho entre as 00:00 e as 03:00 de quarta-feira devido  à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas que poderão atingir  os 130 quilómetros/hora. 

Lusa