País

Aviso laranja em 10 distritos por causa da agitação marítima 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera  (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja (risco moderado a grave) 10 distritos  de Portugal devido à previsão de ondas que poderão atingir os 7 metros.

(Lusa)
RUI MINDERICO

De acordo com as informações disponíveis na página na Internet do IPMA,  até cerca das 18 horas de hoje prevê-se a ocorrência de agitação marítima  com ondas de noroeste com altura entre 5 e 7 metros.  

A previsão de agitação marítima mantém-se para os dois dias seguintes,  mas a altura das ondas deverá baixar para os 5 metros. 

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal,  Beja e Faro são os distritos sob alerta laranja devido à ondulação. 

A costa norte da ilha da Madeira encontra-se também sob aviso laranja  pelos mesmos motivos. 

Outros 5 distritos, sobretudo do interior norte de Portugal continental,  estão sob aviso amarelo, o menos grave da escala de quatro níveis de alerta,  devido a previsões de queda de neve. 

Para os distritos de Santarém, Portalegre, Évora e para o arquipélago  dos Açores não existe qualquer alerta do IPMA. 

O IMPA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com abertas na  região Sul a partir da tarde, e aguaceiros até meio da manhã, que serão  de neve acima de 800 metros. 

O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado  a forte no litoral e forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas terras  altas. 

Prevê-se uma ligeira descida da temperatura mínima e subida da temperatura  máxima 

Lusa