Infarmed confirma que medicamento para a hepatite C chega em junho a Portugal
O medicamento inovador que tem uma taxa de 90% de sucesso no tratamento da hepatite C vai estar disponível nos hospitais já a partir de Junho. A garantia foi dada pelo Infarmed.
"Além da lei da rolha há uma espiral de medo. O interno tem medo do especialista, o especialista tem medo do diretor de serviço e o diretor de serviço tem medo do conselho de administração. É uma espiral de medo que vamos tentar combater", afirmou hoje numa conferência de imprensa em Lisboa o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos. (SIC)
O fármaco, que surpreendeu a comunidade médica e doentes, foi aprovado na Europa em Janeiro, mas é muito caro. Cada tratamento, de 3 meses, custa 48 mil euros. Daí a necessidade de renegociar o preço com o único laboratório que até agora comercializa o fármaco.
O Infarmed esteve, entretanto, reunido com peritos estrangeiros e portugueses para avaliar a melhor forma de o medicamento chegar rapidamente aos doentes que mais precisam e pondera a criação de um sistema de classificação dos pacientes.
Calula-se que em Portugal estejam infectadas entre 100 a 1590 mil pessoas.