País

Começa segunda fase dos exames nacionais, última oportunidade para subir notas

A segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário arranca hoje e prolonga-se até à próxima segunda-feira, com os alunos do 12. ano a terem nestas provas a última oportunidade de melhorar as notas para aceder ao ensino superior.

reuters

A segunda fase dos exames nacionais arranca com o exame de Português  do 12. ano, marcado para as 09:30. f mesma hora, decorre o exame de Filosofia  (10./11. anos). fs 14:00, os alunos do ensino secundário são chamados  a prestar provas a Física e Química A (10./11. anos), Geografia A (10./11.  anos) e História da Cultura e das Artes (10./11. anos). 

Na sexta-feira é a vez dos exames de Geometria Descritiva A, Matemática  Aplicada às Ciências Sociais e Economia A, pelas 09:30, e de Biologia e  Geologia, Alemão, Espanhol, Francês e Inglês pelas 14:00, todos do 10./11.  anos. 

A 2. fase termina na segunda-feira, 21 de julho, com as provas de Matemática  A (12. ano), Literatura Portuguesa (10./11. anos) e Matemática B (10./11.  anos) pelas 09:30, e com História A (12. ano), Desenho A (12. ano), História  B (10./11. anos) e Latim A (10./11. anos), pelas 14:00. 

A segunda fase está reservada aos alunos que, por motivos excecionais,  não puderam comparecer na primeira fase obrigatória e a todos os que se  inscreveram para melhoria de nota.  

As pautas com os resultados da segunda fase de exames nacionais são  afixadas a 04 de agosto. 

As médias dos exames nacionais do ensino secundário na primeira fase  foram negativas a História A, com 9,2, e a Matemática A, com 7,8, e ambas  desceram em relação ao ano letivo anterior. 

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC),  as reprovações aumentaram tanto a História A, representando 15% do total  dos exames, quando tinham sido 11%, em 2013, e a Matemática A foram 22%,  quando no ano passado se situaram em 20%.   

A nota média de História A desceu ligeiramente este ano (tinha sido  9,9 em 2013), e a de Matemática A também (8,2 em 2013). 

Na avaliação dos resultados, o MEC apontou que as classificações da  1. fase dos exames finais nacionais "evidenciam, na generalidade, uma melhoria  relativamente aos anos anteriores". 

Globalmente, ainda segundo o MEC, registou-se um aumento da classificação  média em treze disciplinas e uma redução nas restantes, com subidas das  notas médias a Biologia e Geologia, com 10,7 (8,1 em 2013), e uma descida  significativa nas reprovações nos exames, de 16% no ano passado, para 8%  este ano. 

Também na disciplina de Português se verificou uma subida da nota média,  com 10,7 (8,9 em 2013) e uma descida igualmente significativa das reprovações  no exame, de 10% no ano passado, para 5% este ano.