País

Martim foi encontrado

A criança de 2 anos que desapareceu ontem em Ourém foi localizada esta manhã, a cerca de dois quilómetros de casa dos avós. "Estava molhado da chuva, muito bem disposto", segundo fonte da família, mas sem sinais de hipotermia.

Última atualização às 12:45

A criança foi encontrada a chorar pela PJ e GNR, por volta das 10:00, depois de hoje terem alargado o perímetro de buscas. Em comunicado, a Guarda precisa que Martim estava "a cerca de 2 quilómetros de distância do último local conhecido".

O diretor da Polícia Judiciária de Leiria, António Sintra, adianta que a investigação para apurar as causas que levaram ao desaparecimento de Martim ainda está em curso.

Loading...

A Polícia Judiciária pede também que em situações futuras se evitem especulações que prejudiquem as buscas.

As autoridades garantiram que está bem de saúde e a família adianta que não apresentava sinais de hipotermia, o que pode contrariar a hipótese de Martim ter passado todo o tempo ao relento.

Já no hospital, os médicos confirmaram que a criança não estava em hipotermia e que não tem sinais de agressões. Estão a ser feitas perícias médico-legais e o menino vai ficar mais alguras horas internado.

À SIC Notícias, o psicólogo forense Mário Paulino disse hoje que o exame clínico que está a ser feito à criança pode ser determinante para perceber o que aconteceu durante as 25 horas em que esteve desaparecido.

Por sua vez, a psicóloga clínica e forense Rute Agulhas indicou que a prioridade na investigação ao desaparecimento deve passar por fazer uma avaliação do estado físico e emocional da criança.

Loading...

Foi-lhe dado um banho e comida em casa antes de ir para o hospital de Leiria, com a mãe, numa ambulância, para avaliação.

De acordo com fonte da família, Martim esteve sempre bem disposto, desde que foi encontrado, e esteve sempre a brincar. As roupas estavam "encharcadas" e ele não parecia ter muita fome. Bebeu um biberão de leite antes de seguir para o hospital.

A GNR publicou entretanto, no Facebook, uma foto do momento em que a criança foi encontrada:

Martim tinha desaparecido ontem por volta das 9h00 da manhã, do quintal da casa dos avós maternos, na localidade da Amieira, no concelho de Ourém.

Apareceu 25 horas depois, no dia em que o pai deveria ser ouvido pelas autoridades, depois de ser chamado de França onde estava a trabalhar.

O menino estava à guarda da mãe, que foi ouvida esta madrugada na Judiciária de Leiria, assim como os avós, que deram o alerta de desaparecimento.

Martim foi procurado durante todo o dia de ontem e as as buscas tinham sido retomadas hoje de manhã.