De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apenas o distrito de Faro apresenta um risco moderado, à semelhança da ilha de São Miguel e a das Flores, nos Açores.Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Para hoje, o IPMA prevê para o norte de Portugal continental céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens altas a partir da tarde.
Para as regiões do centro e sul aguarda-se também céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até final da manhã no Algarve, onde poderão ocorrer períodos de chuva fraca.Para os Açores, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado e períodos de chuva fraca no final do dia.
Na Madeira é esperado céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.
Lusa